segunda-feira, 21 de abril de 2014

Pintura Digital com camadas coloridas

Quando eu não tinha uma mesa digitalizadora e queria preservar o traço do meu desenho, eu pintava as camadas e ia sobrepondo uma em cima das outras, daí era só apagar as camadas de cima nos detalhes que eu queria de outra cor para pegar a cor da camada de baixo. Os meus desenhos foram sempre cheios de detalhes, mas acontece que fazer o line art com o mouse de detalhes pequenininhos é uma tarefa bem chatinha, então eu recorria a essa técnica de pinturas com camadas coloridas. Depois era só fazer luz e sombra com o pincel de escurecer e clarear. O ponto negativo é que não fica um desenho muito limpinho, por que além de preservar o traçado original do desenho, preserva também as manchas de grafite, as sombras da scanner e a textura do papel. Entretanto pode ficar um trabalho legal, é rapidinho e sem muito trabalho. Vou mostrar aqui as etapas do ultimo desenho que colori assim:

Só no grafite
Cor das rosas do cabelo.

Cor do cabelo.

Cor das pedras no fundo e galhos.

Cor da pele.

Cor do vestido
Uma textura por cima para finalizar.
Uma dica legal é deixar os detalhes menores ficar nas camadas de baixo por que assim você não precisa apagar superfícies muito longas.

 O desenho acima eu fiz para uma amiga, a Laísa Couto, em um dos seus contos ela faz uma releitura do conto de fada da Bela  Adormecida, ao qual eu tive o prazer de ser uma de suas leitora beta, e a leitura me inspirou a fazer esse desenho para ela. Além desse vou mostrar aqui mais alguns outros que pintei só com camadas coloridas;







2 comentários:

Rebeca Pastl disse...

O resultado ficou muito bonito mesmo!!

Celly Monteiro disse...

Obrigada, Rebeca! ^^

Meus selinhos ^^

Meus selinhos ^^
Meus selinhos ^^