terça-feira, 29 de março de 2011

SELO DESAFIO LEITURA NACIONAL



Recebi esse selo da This Gomez, uma super companheira de Antologia e escritora da série de contos Ar de Evasão. A This tem feito um belo trabalho de apoio aos novos escritores nacionais. E o blog dela Conto e Conto é super interessante, tem sido uma das maravilhas que descobri nos últimos dias.
Bem, vamos lá as minhas respostas a esse MEME sobre os livros Tupiniquins!

I) Quantos livros nacionais há na sua estante?

Contei e deu 19, foi um trabalhão por que os mais antigos andam espalhados pela casa em gavetas e recônditos que nem imaginava. É são bem poucos (minha estante mesmo não é lá grande coisa, sempre fui mais rata de biblioteca a qualquer outra coisa), sempre gostei de musica nacional e literatura estrangeira, agora to tentando gostar de musica internacional e me apegando muito mais a literatura nacional.

1. Triste Fim de Policarpo Quaresma  - Lima Barreto
2.  Memórias de um Sargento de Milícias - Manuel Antônio de Almeida

3.  O Noviço - Martins Pena

4. O diário de um mago - Paulo Coelho 
5. A droga do amor – Pedro Bandeira

6. Soneto de fidelidade – Vinicius de Moraes

7. Noite na Taverna – Álvares de Azevedo

8. Quincas Borba – Machado de Assis

9. O Cortiço – Aluisio de Azevedo

10. Historinhas pescadas vol – 2 ...

11. Beijos e Sombras – Org. Jossi Borges

12. Draculea – Vol 1 – Org. Ademir Pascale

13. O Grimoire dos Vampiros – Org. Georgette Silen

14. Olhinhos de gato – Cecília Meireles

15. Minhas memórias de Lobato – Luciana Sandroni

16. Fugindo de casa – Suzana Dias

17. Office-Boy em Apuros – Bosco Brasil

18. Pequenas atitudes – Joamar Z. Nazareth

19. Uma história de futebol – José Roberto Torero


II) Quando e qual foi o último livro nacional que você comprou?

Olhinhos de gato – Cecília Meireles

III) O que achou dele?

Não comecei a ler ainda, tenho uma lista de livros à frente dele. Acabei estabelecendo uma lista de prioridade devido a uma pilha de livros que está se acumulando em minha estante a espera de leitura. Mas posso falar naquele ultimo que li, posso dizer que amei e estou esperando sair o segundo livro da série, é ele: Os olhos de Thera, um thriller fantástico da amiga Leia Kiuski.

IV) Entre os nacionais que já leu, de qual menos gostou e qual mais te surpreendeu?

É difícil falar naquele que tenha me desagradado por que sei que meu julgamento pode ter sido afetado pelo estado de espírito da época. Por exemplo, peguei Memorial de Aires de Machado de Assis para ler quando tinha 17 anos e acabei abandonando a leitura simplesmente por que era uma época em que meu espírito estava em estado de fervura. Digamos que eu estava muito agitada e naquele momento queria algo que me causasse mais emoção. Nunca voltei a ler o livro e por isso não posso julgar. Um exemplo que poderia citar é O príncipe fantasma de Ganymédes José e Teresa Noronha. Ao terminar de ler o livro eu poderia dizer que ele não me agradou por que era para um publico jovem, talvez para adolescentes de 12, 13 anos. Na Época eu tinha 19 anos. Mas pensando bem acredito que a essa idade eu me sentiria do mesmo modo decepcionada com a leitura. Leio José de Alencar desde os 12 e por isso a essa idade já era um pouco mais exigente.

Agora o livro nacional que mais me agradou. Eu poderia facilmente citar um dos livros de José de Alencar. Amo todos eles apesar de me decepcionar com alguns finais e sempre me pegar tentando escrever outro final para a história. rs Porém acho que o mérito vai para uma escritora mais contemporânea, que soube reconstruir como ninguém um período histórico cheio de emoções que foi a guerra dos farrapos. A casa das sete mulheres de Letícia Wierzchowski foi o livro nacional que mais mexeu comigo nos últimos tempos. Sobretudo por que achei brilhante a forma como ela conseguiu sustentar a narrativa até o fim com o mesmo lirismo, com a mesma sensibilidade sem que a narrativa se desgastasse em nenhum momento. Acho que nem Homero foi tão brilhante narrando os dez anos da guerra de tróia quanto ela foi narrando o mesmo tempo de guerra do povo do continente contra o poder regente da época. Posso dizer que me identifiquei com cada personagem, e posso dizer que me deixei impregnar com a melancolia que ela passava a toda vez que um personagem tomava seu fim conforme a sua história. É uma narrativa forte e tocante que poderia dizer, cada pagina vem impregnada com um doce perfume de rosas.

V) O que acha que falta aos autores nacionais para que a barreira do preconceito dos leitores seja vencida?

Não acho que falta nada, a meu ver os escritores nacionais são tão completos quanto os de qualquer outro país, o que falta é o valor e incentivo das editoras em investirem um pouco mais na produção nacional. Pelo o que vejo são as editoras pequenas e recentes que estão investindo nos novos autores nacionais. As editoras grandes e renomadas ainda preferem investir nas produções que vem de fora.

VI) Cite 4 livros nacionais que espera ler em breve.

Bem, são muitos, mas tem que ser só 4 não é?

A trilogia Dragão de Éter -  Raphael Draccon. (Dizem que é inspirado em Final fantasy)

A Batalha do Apocalipse - Eduardo Spohr

A fome de Ibus – Albareo Adreos

O vale dos Anjos – Leandro Shulai

Furia Lupina – Alfer Medeiros

Ops, tem 5, mas fazer o que né? :)


VI) Indique 5 blogs para este desafio...


4 comentários:

Amor e Livros disse...

Oi, Celly!
Legal, muito legal esse desafio,gostei. Mas ainda sou meio 'inexperiente' com selos e 'memes'. Não sei exatamente como proceder. Como se faz, rss? Coloco o selinho no blog, aceito o desafio e repasso o selo para outros blogs?
:D

No mais, agradeço o carinho!
Bjoss!

MRVentura disse...

CELLY!
Meme respondido!
Amei mutio!
Obrigada por lembrar do blog :D

Beijoooos

Beronique disse...

Celly, agora eu fiquei inspirada em ler a Casa das 7 mulheres, só conheço a história, mas ler sobre ela me pareceu ser uma viagem e tanto, vou procurar por aqui ;-)

Em breve o nosso livro pode estar na lista de alguém ^^!

bjosss

Babi Ever disse...

Obrigada por me indicar.Vou postar o meu MEME e selo hoje.

Meus selinhos ^^

Meus selinhos ^^
Meus selinhos ^^